SEJA BEM VINDO - AQUI VOCÊ SERÁ EDIFICADO ATRAVÉS DE ARTIGOS CRISTÃOS QUE O AJUDARÃO A CRESCER ESPIRITUALMENTE - DEUS ABENÇOE SUA VIDA!

Rádio Gospel Maranata


5 de jul. de 2012

Os cinco pontos da história do homem


Por: Rei Eterno

I. A criação – Deus unido ao homem

Deus criou o homem com um propósito: “Ele nos elegeu antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor” (Ef. 1:4)

Deus criou o homem santo: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn 1:26)

Deus criou o homem para uma comunhão com Ele: “Todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz.” (Is. 43:7)

Deus criou o homem para que este dependesse Dele: “E ordenou o Senhor ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. (Gen. 2: 16-17)














II. O pecado – O homem separa-se de Deus

Deus havia dito ao homem que no dia que ele pecasse, fosse rebelde à sua vontade, sofreria a conseqüência do pecado: a morte. 


“Porque o salário do pecado é a morte...” Rm 6:23 
“...porque no dia em que comeres (da árvore da ciência do bem e do mal), certamente morrerás.” Gn. 2:17 

Embora tivesse a Árvore da Vida a sua disposição, o homem rejeitou depender de Deus e rebelou-se contra sua autoridade. Sua rebeldia teve como motivação o desejo de andar por sua própria sabedoria. 


“... e vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu.” Gen. 3:6



Após o pecado, o homem ficou sujeito à morte física. Mas, uma outra morte foi mais terrível: a separação eterna da vida de Deus. 

“Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.” Ef. 4: 18
“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Is. 59:2 

“Porque todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus”. Rm 3:23 

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. Rm 1:18 

“Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus”. Salmo 9:17













III. A redenção do homem – A solução da cruz 



O homem não teria qualquer meio de resolver seu problema perante Deus. 

* A justiça do homem não serve para Deus: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” Is. 64:6

* Deus tem uma só conclusão para todos os homens: “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.” Salmo 14:3


A dívida do homem teria que ser paga: Ao enviar Jesus, o Pai providenciou o Único caminho para que o homem pudesse voltar a ter comunhão com Ele. 
* Jesus sofreu o castigo que era nosso: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” Is. 53: 5-6

* Jesus restaurou a finalidade da criação do homem: “E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” II Cor. 5: 15

* Jesus trouxe a vida no lugar da morte: “E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossos pecados, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef. 2: 1-8 

A porta para se alcançar o caminho
* É importante conhecer a característica básica do caminho da vida (Jesus): Único e Apertado. Há outros caminhos, porém todos são falsos, não importando a sinceridade de quem caminha por ele. Não é por ser sincero, que alguém chega a algum lugar viajando por uma estrada oposta.

“E sendo Ele consumado, veio a ser causa de eterna salvação para todos que lhe obedecem”. Hebreus 5:9


A porta para entrar neste caminho é estreita. Nela o homem terá que deixar sua “bagagem”. A caminhada requer renúncia, o homem deixará sua independência e passará a ser governado por Deus. 

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7: 13-14

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” 
Mateus 7:21 

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3: 3

* É vital o homem reconhecer sua doença e o merecimento do seu castigo, caso contrário ele não poderá tomar parte da obra da cruz. O homem precisa reconhecer sua rebeldia e tomar um passo de arrependimento verdadeiro. 


“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Rom. 5: 8-9



Os 3 passos para entrar do Reino de Deus.


“Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus, para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Atos 2:38


Arrependimento: Mudança de atitude. Não é remorso. É uma decisão real na vida de um homem: Passar a estar sob o governo (Reino) de Deus: 

“Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos por é chegado o Reino dos Céus.” Mateus 4:17

“Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação e por fim a vida eterna.” Rom. 6: 22
Batismo nas águas: Não é cerimônia e nem um ato simbólico. É uma ordem bíblica de profundo sentido espiritual. É a colocação do homem em Cristo.

“De sorte que formos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que,como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Rom. 6: 3 
"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo” . Gal. 3:27

Dom do Espírito Santo: É um presente de Deus para seus filhos. É poder para testemunhar.











“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8 


IV. A decisão do homem – De que lado você está? 


“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.” (Heb. 2:3)

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.” Atos 17:30

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” Isaías 45:22

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Heb. 9:27

“Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.” Heb. 3:10-11

“(Deus) quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da Verdade, porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” I Tim. 2: 4,5

“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” João 12: 46-48


V. O Juízo Final

"Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios". II Ped 3:7

"Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus". Rom. 2:5

"E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu,adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apoc. 21: 1-8)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...