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Rádio Gospel Maranata


5 de jul. de 2012

Os Levitas e o Ofício Sacerdotal




Por: Pr. João Marcos


(Estudo ministrado na IEAD QND 52 - no Culto da Família)

Defeitos que não podiam ter (Lv 21.17-20)




I. INTRODUÇÃO

O nome Levítico foi atribuído ao livro devido ao fato de que nele é descrito o sistema de adoração e conduta levítica. A mensagem do livro é: o acesso a Deus é somente por meio do sangue e o acesso assim obtido exige a santidade do adorador. Encontramos as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar ao povo de Israel, especialmente as leis a respeito das reuniões de adoração, dos sacrifícios que o povo devia oferecer a Deus e dos deveres dos sacerdotes. Todos os que serviam no Templo eram da tribo de Levi, tanto os sacerdotes como os seus ajudantes, os levitas. O Deus do povo de Israel é santo. Portanto, esse povo que ele escolheu precisava ser santo também, isto é, precisava ser completamente fiel a Deus.

II. O PADRÃO DE VIDA DOS LEVITAS

1. Os sacerdotes deviam ser exemplos de vida santa:
a) Tanto nos seus deveres cerimoniais quanto ao seu caráter pessoal e seus atos b) Deus requeria deles um padrão mais elevado do que aquele exigido de um simples membro do povo (Lv 22.2; Is 52.11). c) Não poderiam ter parte com o pecado. O sacerdote devia separa-se de todos os costumes ímpios e ter uma vida santa, irrepreensível e conformada a vontade de Deus. (Js 18.7) d) Atuavam como mediador entre o homem e Deus. e) Não poderiam ter defeito – relativos ao corpo, genéticos, causados por algum acidente ou enfermidade.
                                             2. Este padrão de vida se refere:
a) Quanto ao caráter (Lv 11.44-45) – deviam refletir o caráter de Deus, transcritos nos mandamentos entregues por Deus ao povo. b) Quanto à esposa (Lv 21.7, 13-15) – não se casaria com viúva, divorciada ou prostituta, seja quais forem às causas. Desposaria uma virgem dentre o povo. c) Quanto aos filhos (Lv 22.12-13; Dt 6.6-7) – os mandamentos do Senhor deveriam ser passados continuamente aos filhos. A filha do sacerdote que prostituísse seria queimada, ela tinha que ser um exemplo para Israel, do mesmo modo como os filhos. d) Quanto à alimentação (Lv 11.1-8) – Deus exigiu uma coisa que tinha a razão de ser exigida, tanto do ponto de vista cerimonial como higiênico. A separação entre animais puros e imundos, no que se referia a alimentação visava criar um caráter bem como uma cultura diferente das demais nações, a higiene e uma alimentação saudável. e) Quanto à localização do lar (Nm 18.20; Js 21.1-3) – não tinha possessão nenhuma na terra, Deus era a sua parte e herança no meio dos filhos de Israel f) Quanto a moral (Lv 21.4-7) – de moral ilibada e irrepreensível, g) Quanto à remuneração (Nm 18.21-24) – Os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, foram dados aos levitas por herança; porquanto Deus lhes disse: “No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis.” h) Quanto aos hábitos (Ml 2.1-9) – deveriam ser livres da iniqüidade e em seu coração não deveria achar maldade, senão o castigo de Deus seria iminente. i) Quanto ao corpo (Lv 21.17-23; 22.4-5) – não poderia haver nenhuma deformidade/doença.
                 



III. DEFEITOS QUE OS LEVITAS NÃO PODIAM TER

1. Cego (v. 18)
a) Não vê nada (Mt 6.22) - Não acredita em nada; é o resultado da doença; b) Não vê as maravilhas de Deus (Is 6.9-11; 56.10; Jr 5.21; Mt 6.23; 23.16,24; 1Co 2.9,14; 2Co 4.4; 2Pe 1.9; Ap 3.17); c) Cristo a tirará (Is 29.18; 35.5; Lc 4.18; 1Pe 2.9)
2. Coxo (v. 18)
a) Andar inclinado para um dos lados, por defeito ou doença no pé ou na perna b) Todos caminham e recebe bênçãos – Inconstante na sua caminhada (1Rs 18.21) c) Nunca chega ao lugar desejado – Vai se arrastando e demora d) Não acompanha o ritmo da igreja (Mq 4.6; Sf 3.19; Hb 12.13)
3. Nariz chato (v. 18)
a) Não sente o cheiro de nada (Êx 16.19-20) – tanto faz estar na igreja como fora; b) Tudo é a mesma coisa – tem o mesmo comportamento c) O mau testemunho de fora quer ter dentro da igreja – sem discernimento d) Não sente o cheiro do pecado (ao lado de um defunto e não sente nada) – não tem o perfume de Cristo (2Co 2.14-16)
4. Membros crescidos (v. 18)
a) Fase de crescimento – onde chega desmantela b) Partes do corpo mais crescidas que outra – desproporcionado(Jo 3.30) c) Alistavam nove tipos de defeitos.
5. Pé quebrado (v. 19)
a) Não vão para a igreja (At 9.2; Rm 3.17;Tg 1.8) – não faz nada. b) Sempre tem uma desculpa c) Impossibilitado de caminhar na obra de Deus (is 40.31;Jo 14.6;Hb 12.13) – Pecado.
6. Mão quebrada (v. 19)
a) Não entrega o que é de Deus (Ml 3.8-10;Lc 18.12;Hb 7.8) – dízimo, nem oferta b) Mão mirrada (Mt 12.10;18.8) – impossibilitado de atuar na obra de Deus(Lc 9.62; Tg 4.8);
7. Corcunda (v. 20)
a) Nunca vê o céu – tudo é para baixo b) Pensa nas coisas materiais – a salvação deixa para depois c) Inclinado para as coisas desta vida.
8. Anão (v. 20)
a) Baixa estatura – mesma condição sempre b) Tem que crescer (Ef 4.15; Cl 2.19; 1Ts 3.12; 2Pe 3.18) – deixar de ser menino que se escandaliza com tudo.
9. Belida – no olho (v. 20)
a) Catarata, mancha no olho (Mt 7.3) – a não enxerga bem (distorce as coisas espirituais); b) Impureza no olho - passar o colírio de Iavé (1Jo 2.16) c) A igreja de Laodicéia foi advertida a comprar colírio (Ap 3.18) – visão defeituosa d) Se o teu olho for puro, tudo será puro.
10. Sarna (v. 20)
a) Várias afecções da pele, como úlceras – Sempre inquieto (2Tm 4.3) b) Tira a paz dos outros (Ef 4.14).
11. Impigens (v. 20)
a) Não tem calma – não se dá com ninguém (Sl 78.8:Tg 1.8) b) Não tolera ninguém (Gl 5.15-17;Tg 3.17-18) – briga com todos (filhos, maridos, esposas, chefes, pastores,...)
12. Testículo lesado (v. 20)
a) Não frutifica – não gera (Rm 7.4;Cl 1.10) b) Temos que frutificar, gerar filhos espirituais, dar bons frutos;




IV. EXTENSÃO DAS RESTRIÇÕES FEITAS AO LEVITAS



                                                   1. Por que Deus requeria esta aptidão física
a) Defeitos físicos desqualificavam os descendentes de Arão para servirem como sacerdote e oferecerem sacrifícios em favor do povo. b) O requisito do corpo físico integral do sacerdote, falava do propósito divino, no sentido do sacerdote ser um exemplo vivo da vida total do ministro a serviço do Senhor. c) O sacerdote tendo um corpo sem defeito seria mais eficaz no serviço de Deus. d) O animal ofertado deveria ser perfeito, do mesmo modo, o sacerdote que oferecia o sacrifício.
2. A restrição se limitava quanto aos procedimentos de oferecer sacrifícios ao Senhor.
a) O filho do sacerdote que tivesse defeito, comeria das coisas santas, mas não as ofereceria ao Senhor. b) Todavia quem não pudesse servir como ministro devido a tais defeitos, não perdia o direito de participar do Pão de Deus, isto é, a plena salvação vinda pelo concerto de Deus.
3. Essas restrições aplicam-se as nossas vidas.
a) A exigência divina de um corpo perfeito no sacerdócio levítico prefigurava a perfeição moral de Cristo b) Apontava para as qualificações espirituais requeridas por Deus para os ministros do Novo Testamento c) No ministério devemos ser inculpável e irrepreensível. d) Devemos procurar ser perfeito diante de Deus (1Pe 2.5).

           
V. CONCLUSÃO


Hoje temo livre acesso ao Pai por intermédio de Jesus, o qual É nosso Intercessor e Advogado junto a Deus (1Tm 2.5;1Jo 2.1).
Por isso, devemos ter uma vida diária de santidade diante de Deus (2Co 7.1; Hb 12.14). Temos a obrigação de retirar de nossas vidas todas as impurezas (1Ts 4.7; Rm 6.19). Por que esta é à vontade de Deus (1Ts 4.3)

BIBLIOGRAFIA


CHAMPLIN, Ph. D. Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado, 1ª Edição, São Paulo, Editora Candeia, 1995. BOYER,BO. S. Pequena Enciclopédia Bíblica. Vigésima Segunda Impressão, Editora Vida, São Paulo, 1995. POSSIDÔNIO, Antônio. Apostila Levítico. FATAD – Faculdade Teológica das Assembléias de Deus. Brasília-DF, 2004.

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